Projeto Lectio Divina

 


PROJETO PASTORAL

LECTIO DIVINA

 

 

TEMA:

A temática deste projeto pastoral é o método da Leitura Orante da Palavra de Deus, lectio divina, apresentando suas origens, explicando detalhadamente o seu passo à passo, e relevando a sua importância para a vida da comunidade, tendo em vista que a Palavra de Deus é um dos pilares que sustenta Igreja, e que a partir do Concílio Vaticano II ganhou um maior destaque, conforme a Dei Verbum: “o Sagrado Concílio exorta, de maneira insistente e particular, todos os fiéis, mormente os religiosos, a quem aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo’ (Fl 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras” (n. 25).

 

PROBLEMA:

Infelizmente o nosso povo ainda não possui uma total intimidade com a Sagradas Escrituras, o que exige de nós enquanto Igreja um maior esforço para que ela seja difundida e ecoe por toda parte. Além disso, o período pandêmico que estamos vivendo é outro agravante que dificulta ainda mais nosso plano de difusão da palavra, que geralmente ocorre através dos encontros de Círculo Bíblico produzido em nossa Igreja Particular de Pouso Alegre. Nessa perspectiva, a Lectio Divina se apresenta como um recurso eficiente a ser aplicado em nossas comunidades para dar continuidade ao trabalho até aqui realizados, intensificando a importância dos Círculos Bíblicos e reflexão pessoal.

 

HIPÓTESES:

Um dos desafios para a Ação Evangelização é uma realidade predominantemente urbanizada, conforme indica o objetivo das Diretrizes Gerais:

 

Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da palavra de Deus, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da casa comum e testemunhando o Reino de Deus rumo a plenitude (DGAE, 2019, p. 13).

 

 

Um dos fatores que marcam esta virada de época que estamos vivendo é o uso predominante das mídias digitais responsável por gerar uma nova concepção na vida cotidiana, e por revolucionar totalmente o processo de evangelização, ampliando os horizontes de nossa missão expressa em Mc 16, 15 “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.


Os tempos de pandemia além de acarretarem inúmeras mudanças em nossas comunidades, sugerem que no período posterior ao seu término a sociedade seja diferente, e a Igreja que se encontra inserida neste cenário terá que se adaptar à tais mudanças. Por isso é mais que oportuno aproveitarmos deste período e utilizarmos dos meios digitais para desenvolver o trabalho pastoral, que em momento algum se esgotará e sempre estará repleto da eterna novidade que é o Cristo Senhor.

 

OBJETIVO GERAL:

O Projeto Pastoral tem como objetivo geral, dar continuidade, dentro das possibilidades, no desenvolvimento da dimensão pastoral missionária dos seminaristas da Etapa Configurativa; reforçar nos seminaristas a importância da leitura orante da Palavra de Deus, bem como, instruir as comunidades paroquiais, para que, nas suas “Igrejas Domésticas” possam vivenciar a vida de oração baseada na Palavra de Deus.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Divulgar nosso Seminário através deste trabalho, mostrando através de vídeos os espaços da casa e momentos de oração;

·         Reforçar a centralidade que a Palavra de Deus possui na Igreja, afirma as diretrizes gerais: “essa centralidade da Palavra na vida das comunidades cristãs é fundamental para a identificação e configuração com a Palavra que se fez carne (Jo 1, 14)” (DGAE, 2019, p. 76).

·         Criar a consciência de que a leitura da Bíblia deve ser realizada com abertura espiritual, realizando uma abordagem orante do texto, conforme apresenta a Verbum Domini “lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada da oração” (n. 86).

·         Auxiliar as comunidades na utilização da Bíblia, como sugere as Diretrizes: “cada pessoa não deve ter uma Bíblia, como deve ser ajudada pela comunidade a fazer dela fonte de estudo, oração, celebração e ação” (DGAE, 2019, p. 77).

·         Difundir o método da Leitura Orante: “assumir a leitura orante da Palavra como método por excelência, para o contato pessoal e comunitário com a Sagrada Escritura” (DGAE, 2019, p. 78). Pois, a “lectio divina ou leitura orante da Sagrada Escritura é um meio privilegiado de contato com a Palavra, que não é letra morta, mensagem formal ou instrumento de estudo simplesmente. Sem aceitar o subjetivismo na interpretação da


Bíblia, é necessário abrir o coração para fazer dela alimento que, entrando pela mente, toque o coração, nutra o espírito, transforme a vida e seja o critério da experiência comunitária e da ação missionária” (DGAE, 2019, p. 76).

·         Pregar o Evangelho utilizando as ferramentas digitais: “utilizar o potencial das redes sociais, desenvolver e difundir aplicativos, para que a Palavra alcance todas as pessoas em todas as situações” (DGAE, 2019, p. 78).

 

METODOLOGIA: O presente Projeto Pastoral, será desenvolvido com a realização de formações por meio de vídeo conferências, devido à Pandemia do Covid-19, entre os seminaristas e as equipes de assessorias paroquiais; e o fornecimento de materiais de apoio em arquivos digitais.

 

 

MATERIAIS:



PRIMEIRO VÍDEO


SEGUNDO VÍDEO


TERCEIRO VÍDEO


QUARTO VÍDEO


QUINTO VÍDEO






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

 Bíblia de Jerusalém. Trad. Gilberto da Silva Gorgulho; Ivo Storniolo; Ana Flora Anderson (Coord.). Nova ed. rev. amp. São Paulo: Paulus, 2002.

 

BENTO XVI, Papa. Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini: sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. São Paulo: Paulinas, 2011.

 

CONCÍLIO VATICANO II. Dei Verbum: constituição dogmática sobre a Revelação Divina. In: VIER, Frederico. (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. Petrópolis: Paulus, 2001.

 

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretrizes gerais da ação pastoral da Igreja no Brasil. Brasília (DF): Edições CNBB, 2019.






Nenhum comentário:

Postar um comentário